terça-feira, 30 de outubro de 2012

No sopé do monte Qingyuan, em Fujian, há uma estátua de Lao Tze, talhada na rocha.


Durante anos um jovem pensou ir às montanhas para ver essa estátua. Ele adorava as palavras do Velho Mestre, o estilo de vida que levava, mas nunca tinha visto uma escultura sua. Passaram-se vários anos e havia sempre coisas que o impediam de satisfazer o seu desejo.
Certa noite decidiu-se a ir; não era muito longe, ficava a apenas cem li da sua casa, mas ele era pobre e teria de ir a pé.
A noite estava escura, pegou numa lamparina e dirigiu-se para as montanhas.

Ao sair da aldeia surgiu-lhe um pensamento: "Cem li ! Eu tenho apenas dois pés, esta caminhada há-de matar-me, estou a pedir o impossível, nunca caminhei tanto e não existem estradas. O pequeno trilho pela montanha também é perigoso. É melhor esperar pelo amanhecer".
Parou e sentou-se na beira do caminho.

Quando o sol nasceu, passou por ali um velho, que ao ver o jovem sentado lhe perguntou:
- Que estás aqui a fazer?
Após a explicação, o velho riu e disse-lhe:
- Há um ditado que diz "ninguém pode dar dois passos ao mesmo tempo". Não importa se a pessoa é poderosa, fraca, jovem ou idoso, passo a passo, um passo de cada vez e a pessoa pode percorrer dez mil li. Quem te disse que terás de caminhar sem parar? Podes levar o tempo que quiseres. Depois de dez li podes descansar um ou dois dias e apreciar a viagem. Este é um dos vales mais bonitos que existem, as montanhas mais belas e as árvores estão carregadas de frutos.  Eu estou a ir para lá e podes vir comigo. Fiz este caminho muitas vezes e tenho mais de três vezes a tua idade. Levanta-te e dá-me as tuas coisas. Segue-me. Faremos tantas paragens quantas queiras.

O que o velho tinha dito era verdade. Quanto mais entravam na floresta mais a paisagem se tornava bonita e luxuriante, as frutos silvestres eram deliciosos e sempre que ele queria descansar o velho estava disposto a parar.

Os cem li passaram rápidamente e eles chegaram a uma das mais belas estátuas de um dos homens mais notáveis que caminharam sobre a terra. Aquele sítio tinha algo especial.

De repente o velho afirmou:
- Agora começa a jornada!
- O quê? Pensava que depois destes cem li a viagem tinha terminado!
- A realidade é que a partir deste ponto, a partir deste ambiente, desta atmosfera, começa uma jornada de mil li.
E quando lá chegares encontrarás um velho, quem sabe se eu mesmo, que te dirá de novo:
"Esta é apenas uma paragem. Segue em frente. Seguir em frente é a mensagem".

Sem comentários:

Enviar um comentário